"Faço questão de falar que nasci em Santa Maria": conheça a história de Elinton Andrade, ex-goleiro que conquistou o mundo com Portugal

Arthur Camponogara e Vitor Zuccolo

Foto: FIFA/Divulgação

No universo do esporte, há histórias que desafiam o roteiro comum, transcendem a lógica dos resultados e se tornam exemplos de superação. São trajetórias marcadas por quedas dolorosas, reconstruções silenciosas e conquistas que surpreendem até os mais experientes. A caminhada do santa-mariense Elinton Sanchotene Andrade, ex-goleiro de futebol profissional e um dos maiores nomes do futebol de areia internacional, é um exemplo emblemático desse percurso.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Natural do coração do Rio Grande, Elinton, ou Andrade, como é chamado pelos amigos, concedeu entrevista ao programa Papo D Esporte na terça-feira (22) e contou sobre a sua relação com o Estado e sobre as suas realizações, metas e conquistas, já que é considerado um dos maiores nomes da história de Portugal no futebol de areia.

A sua história, assim como no futebol, pode ser contada em dois tempos, e com o tanto de conquistas, soma-se também os acréscimos. Ele conta que nasceu em Santa Maria, mas logo cedo se mudou para o Rio de Janeiro com seus pais.

A minha ligação com o Rio Grande do Sul é 100%. Minha mãe é de Alegrete, e minha esposa de Porto Alegre, sou viciado em chimarrão. Por mais que eu não tenha sotaque nenhum, faço questão de falar que nasci em Santa Maria.  

Ainda jovem, na primeira parte da sua carreira, ainda nos gramados, iniciou a sua trajetória no Centro de Futebol Zico (CFZ), mas foi em clubes como Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, onde dividiu vestiário com Romário, que ganhou espaço no futebol brasileiro. Com 1m90 de altura e uma personalidade tranquila, construiu sua reputação como um goleiro técnico e dedicado, sempre agregando conhecimento aos elencos que fez parte.

Entre os episódios mais marcantes de sua carreira nos gramados, Andrade lembra a derrota por 7 a 2 para o Atlético Paranaense, em partida válida pela Copa João Havelange, em 2000, quando defendia o Vasco. E, por mais que o futebol seja um esporte coletivo, o goleiro costuma carregar sozinho o peso de derrotas desse tipo. Com Andrade, não foi diferente:

– Muita gente achou que a minha carreira ia encerrar, mas uma semente plantada há muito tempo atrás… não seria um jogo que iria me rotular ou iria fazer eu não ter o foco de chegar onde eu queria. Então, minha vida seguiu – conta o atleta.


Entre gramados e plantações

Sua carreira contou com passagens importantes também no exterior. Andrade ganhou notoriedade no Rapid Bucareste, da Romênia, onde chegou a ser ídolo da torcida. Mas também passou por incertezas na carreira: antes de alcançar os grandes palcos do futebol, chegou a treinar por conta em Portugal.

- Eu estava vivendo em uma fazenda, que era da família da minha ex-esposa. Eu virei praticamente um agricultor, ajudando a família com a plantação. Eu ajudava na força física, porque eu não tinha dinheiro para ajudá-los. Eu treinava com malas, porque eu não desfiz elas, e subia montanhas correndo – relembrou o momento de dificuldade.

Em Portugal, Andrade chegou a dividir seu tempo entre os treinos improvisados e a agriculturaFoto: Arquivo Pessoal

O que na sua cabeça poderia ser rápido, durou cerca de seis meses de incertezas e muitos treinos. Com os bons treinos e bons contatos, o Ascoli, da Itália abriu as portas para o goleiro. Apos rápida passagem pelo clube, partiu para a Romênia onde se tornou ídolo e chamou a atenção de grandes dirigentes.

Em seguida, foi contratado pelo Olympique de Marseille, da França, onde conquistou o Campeonato Francês, na temporada 2009/2010, o último título de relevância do clube desde então. O título conquistado, ao lado de nomes como o do goleiro francês Mandanda e do argentino Lucho González, entrou para seu currículo e reforçou seu nome no futebol europeu. Durante a trajetória de mais de 12 anos nos gramados, ainda atuou no Chipre (Ermis Aradippou) e Índia (FC Goa).

Após anos atuando no futebol profissional e já na reta final da carreira, Andrade tomou uma decisão que mudaria o rumo da sua história no esporte: migrou para o futebol de areia. A escolha poderia parecer, à época, uma tentativa de prolongar os últimos anos como atleta, mas se revelou uma das decisões mais acertadas da sua vida.

No Marseille, alcançou o topo do país ao conquistar o campeonato francêsFoto: Reprodução


Carreira vitoriosa também nas areias

Com dupla nacionalidade, a segunda sendo português, passou a defender a seleção europeia a partir de 2015. E foi nas areias europeias que repetiu a consagração que já havia experimentado nos gramados. Pelo país luso, Andrade conquistou títulos importantes, com destaque para os Mundiais de 2015 e 2019, vencidos sobre as seleções da Itália e da Rússia. Nas duas conquistas, foi titular absoluto e peça fundamental na campanha portuguesa.

– A seleção brasileira e a portuguesa me procuraram ao mesmo tempo, quando, em 2014, comecei a atuar pelo time de beach soccer do Flamengo e fui eleito o melhor goleiro. Eu pensava que poderia ser campeão do mundo, ser eleito o melhor goleiro do mundo. E sempre vi Portugal como uma ótima seleção, porém faltava sempre um goleiro de expressão – explicou sobre a decisão.

Decisão tomada. O antes, apenas santa-mariense, agora dividia o coração com Portugal, onde também tem eterna gratidão. E a escolha difícil, assim como acertar o canto em uma defesa de pênalti, se mostrou acertada.

– Graças a Deus tomei a decisão certa. Ganhamos tudo que você pode imaginar, tudo – avaliou.


Foto Flamengo Beach Soccer


Motivação de sobra

Com seu espírito inabalável, além das conquistas dentro das quadras de areia, Andrade tornou-se um líder natural da seleção portuguesa e referência para jovens atletas que ingressam na modalidade. Seu posicionamento maduro, sua leitura de jogo e, principalmente, sua capacidade de superação foram fundamentais para que se tornasse mais do que um bom goleiro: virou símbolo de perseverança e resiliência.

– O futebol de areia eu encerrei ano passado. Já estava com vontade de encerrar há um tempo, não por questões físicas, mas porque queria me dedicar ainda mais a minha família. No futebol você é muito individual. Então, seus filhos se adaptam a você, sua esposa se adapta a você. Cheguei no momento de pensar que era a hora deles – refletiu Andrade.

Atualmente, o santa-mariense vive no Rio de Janeiro, com sua esposa e um de seus filhos, Gael. O outro primogênito, Bernardo, está na base do Coritiba, onde segue os caminhos do pai e também atua como goleiro. Além disso, Andrade relata sua longa experiência nos campos e nas areias para pessoas que têm interesse em praticar as modalidades, além de realizar palestras.

– Hoje eu sou treinador da Escola Americana do Rio de Janeiro, um projeto maravilhoso, onde comando o sub-13, sub-15 e sub-19, tanto feminino quanto masculino. Além disso, vivo dos meus treinos. Muita gente quer treinar comigo. Eles querem viver a minha rotina, querem potencializar a mente deles visando muito a saúde – 

Andrade viveu os extremos que o futebol pode proporcionar, das dúvidas no andamento da carreira até títulos mundiais. O santa-mariense representa o que o Estado e o esporte têm de mais inspirador: a capacidade de se reerguer e a de permitir recomeços.


Principais conquistas de Andrade pela seleção de Portugal no Beach Soccer

  • Copa do Mundo de Futebol de Areia da FIFA (2015 e 2019)
  • Campeonato Europeu de Futebol de Areia (2015, 2019, 2020 e 2021)
  • Melhor goleiro do mundo pela BSWW (2016 e 2018)
  • Luva de Ouro da Copa do Mundo de Futebol de Praia da FIFA (2019)
Com Portugal, Andrade conquistou a Luva de Ouro da Copa do Mundo de Futebol de Areia Foto: FIFA/Divulgação


Confira a entrevista completa


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estão definidos os oito classificados às quartas de final da Divisão de Acesso 2025; confrontos saem no domingo Anterior

Estão definidos os oito classificados às quartas de final da Divisão de Acesso 2025; confrontos saem no domingo

VÍDEO: assista ao gol da vitória do Inter-SM sobre o União-FW pela Divisão de Acesso Próximo

VÍDEO: assista ao gol da vitória do Inter-SM sobre o União-FW pela Divisão de Acesso

Esportes